Sejam bem vindos!

Estudem e pesquisem bastante, não esqueçam de postar seus comentários...

TICs

O GRANDE DESAFIO DAS TICS NO CONTEXTO ESCOLAR 

 

"A tarefa não é contemplar o que ninguém ainda contemplou, mas meditar, como ninguém ainda meditou sobre o que todo mundo tem diante dos olhos”. Arthur Schopenhauer

Atualmente é tão notório questionamentos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e na sua inclusão no ambiente escolar, porém podemos observar que pouco sabemos quais são essas tecnologias, levando-nos a pensar que a tecnologia é apenas o computador. Após muitas pesquisas, encontramos por meio dessas novas tecnologias ( em artigos da internet) uma lista interessante do que são consideradas as NOVAS TICs. Sim, novas porque há outras que já estamos mais acostumados e familiarizados. E logo logo essas deixarão de ser novidade dando lugar a outras tecnologias. Confira a lista das Novas TICs abaixo:


  • os computadores pessoais (PCs, personal computers); 
  • as câmeras de vídeo e foto para computador ou webcans;
  • a gravação doméstica de CDs e DVDs; 
  • os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (quase extintos), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives e assemelhados;
  • a telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares);
  • a TV por assinatura (TV a cabo, TV por antena parabólica);
  • o correio eletrônico (e-mail);
  • as listas de discussão (mailing lists);
  • a internet - a worl wide web (principal interface gráfica da internet), os websites e home pages;
  • os quadros de discussão (message boards);
  • o streaming (fluxo contínuo de audio e vídeo via internet);
  • o podcasting (transmissão sob demanda de áudio e vídeo via internet);
  • a enciclopédia colaborativa wikipedia (possível em virtude de outras tecnologias);
  • as tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons: scanners, fotografia digital, vídeo digital, cinema digital (da captação à exibição), som digital, TV e rádio digital;
  • as tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless): Wi-Fi, Bluetooth, RFID, EPVC.


Questionário da dinâmica sobre TICs
(Tecnologia da Informação e Comunicação)


1 - Qual a importância do Moodle no processo de aprendizagem à distância?
  

R: Fornecer estruturas em que os estudantes possam construir os seus conhecimentos com autonomia mediada através do processo da construção colectiva.

2 - O que você entende por aprendizagem colaborativa?

R: A definição mais comum de aprendizagem colaborativa é a situação na qual duas ou mais pessoas aprendem ou tentam aprender, conjuntamente, alguma coisa. Em suma, é a situação na qual, se espera que ocorra formas particulares de interação entre pessoas, capazes de desencadear mecanismos de aprendizagem, mas sem que haja garantia de que as interações esperadas ocorram. Apesar da sociedade solicitar pessoas com formação para desenvolver o senso crítico, a expressividade, a criatividade, a capacidade de trabalho em grupo, entre outras habilidades.


3 - Cite três potencialidades pedagógicas do fórum.





 
R: Debate entre os participantes;
Discussão de temáticas relativas ao curso;
Possibilitar ao estudante um tempo maior para reflexão e posterior postagem.


 
4 - No Moodle o sujeito assume a posição autônoma de gestor do seu próprio conhecimento. Comente essa afirmação.

 
R: Por permitir uma livre iniciativa de aprendizagem autônoma, o aluno se faz responsável em construir sua própria visão do conteúdo, assumindo sua posição de aluno consciente do seu papel.

5 - A inserção dos suportes informáticos na educação colabora ou não com a aprendizagem?

R: O que não se pode perder de vista é que a aprendizagem tem como sujeitos fundamentais alunos e professores. Esses meios tecnológicos por si só não garantem aprendizagens, mas podem propiciar a interação entre os sujeitos da aprendizagem, ampliando a condição de comunicação entre eles e entre eles e o contexto.

6 - Como a escola deve se comportar diante dessa pedagogia da “automação do ensino” e “alfabetização digital” com a inserção da informática no ambiente escolar?

R: É interessante a professores e alunos aprenderem a usar os meios tecnológicos na educação, pensando-os através do exercício da reflexão coletiva que, consequentemente, embasará posições, iniciativas, novos percursos. Só assim a escola se tornará um ambiente propício ao desenvolvimento de ações com ênfase na interação dos sujeitos para a construção do conhecimento, orientados para o desenvolvimento da autonomia e criticidade, atentos ao seu papel individual e social.

7 - Qual é a condição da tecnologia da informática na construção da aprendizagem e, quais programas são possíveis dispor para a realização do processo de aprendizagem mediado por essa tecnologia?

R: É de facilitar, mediar a comunicação, a reflexão e a colaboração a dinâmica entre os sujeitos, incentivando a postura pesquisadora, através da troca de ideias e posições. É possível dispor programas(aplicativos), rede intranet, rede internet (www). Através de ferramentas que permitem contatos/comunicações síncronos e assíncronos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário